quinta-feira, 19 de junho de 2008

Humor e exercícios físicos são a grande arma contra o stress

Cristiano Freire
Pesquisa Revela que stress pode causar doenças
Uma pesquisa da British Heart Foundation com servidores públicos de Londres (Inglaterra), e publicada na revista "European Heart Journal", mostra que empregados com menos de 50 anos que sofrem de estresse têm 68% mais chance de desenvolver doenças cardíacas do que os que trabalham em ambientes livres de pressões. O estudo - que observou mais de 10 mil funcionários - também constatou que 32% do impacto do estresse se deve à má alimentação e à falta de exercícios.

"Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase dez milhões de pessoas morreram no Brasil em decorrência de enfarte do miocárdio, derrame cerebral, câncer e diabetes. Essas doenças não apareceram de repente. Elas surgiram em conseqüência de um estilo de vida não-saudável", lembra Alberto Ogata, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). "Claro que se alguém adotar bons hábitos não viverá para sempre, mas estará longe desses males", completa.

Humor, exercícios e alimentação são fundamentais para uma vida saudável

Para o médico Ricardo de Marchi, mestre pela Universidade de Paris IV com especialização em Corporate Wellness and Sports Medicine (Bem-estar Corporativo e Medicina do Esporte) pela Stanford University, não é tão difícil escapar dos dados da OMS. "Um estilo de vida positivo aliado ao humor, desafios, alegria e exercícios faz com que o corpo se torne saudável." Um bom começo seria fazer um alongamento. Ele garante que o alongamento é um forte aliado "que ajuda a manter o corpo mais flexível e adiar, ou mesmo diminuir, o aparecimento de dores.

"Inelia Garcia, professora do The Pilates Studio, é especialista em alongamento e não passa um dia sem esticar o corpo. "Por meio do alongamento, melhoramos a capacidade de relaxamento do físico e da mente, melhorando o equilíbrio muscular e a circulação", explica. A profissional acredita que, depois de um tempo, a pessoa passa a ter mais controle da respiração, além de mais agilidade e força. "Antes de começar qualquer tipo de atividade que proporcione qualidade de vida, por mais tranqüila que seja, é preciso procurar um médico que indicará quais são os exercícios ideais para o futuro esportista", alerta Inelia.

O mais importante é ter hábitos saudáveis. Seja fazendo alongamento, correndo, malhando, o importante é não ficar parado esperando o tempo passar. Cada vez mais o melhor estilo de vida para se ter uma longevidade maior é praticar esportes, cuidar da alimentação e dormir bastante para recarregar a energia.

Nenhum comentário: