quinta-feira, 19 de junho de 2008

Proibição de fumar em locais fechados divide opiniões no Varandas Goumert

Lucas Brando


O decreto da prefeitura do Rio de Janeiro que proíbe o fumo em recintos coletivos fechados no município do Rio, sejam eles públicos ou privados, está dividindo opiniões O gerente do restaurante Varandas Gourmet, em Laranjeiras, Agostinho Pinto, afirma que como comerciante, não concorda com essa lei, mas como pessoa, sim. "Como comerciante, o meu estabelecimento perde, sim, mas como sou alérgico, eu acho certa a proibição. Quem gostava de beber e fumar um cigarrinho não está podendo mais e isso incomoda", afirma o gerente.

O que diz a lei - O decreto define como recinto coletivo fechado todos os espaços destinados à utilização de várias pessoas ao mesmo tempo, cercados ou de qualquer forma separados por teto e paredes, divisórias ou qualquer outra barreira física, com ou sem janelas, incluindo-se saguões, halls, antecâmaras, escadas, rampas, corredores e praças de alimentação.


Freqüência do restaurante - Uma das freqüentadoras do Varandas, a professsora de Educação Física Luzia Brando declara que antes de fumar ela respeitava as pessoas que fumavam em locais fechados. Luzia concorda com a existência desta lei: "Eu acho que está certíssimo. As pessoas não são obrigadas a se tornarem fumantes passivas. Eu me abstenho de fumar ou eu vou para fora do restaurante para fumar o meu cigarro. Por outro lado, a gente fica um bom tempinho sem fumar", analisa a professora.

Luzia afirma também que não é por causa da proibição que vai deixar de se divertir. Ela sugere que haja uma vigilância e que as repartições sejam punidas severamente para que lei possa ser repeitada.
Já o engenheiro químico Lauro Brando, marido da Luzia Brando, é considerado um fumante passivo. Segundo ele, as pessoas não respeitam o espaço umas das outras. Ele conta que na empresa onde trabalha há espaços definidos para fumantes e não-fumantes. "Está comprovado cientificamente que as pessoas que sentem o cheiro do cigarro estão contraindo os mesmos malefícios dos fumantes", observa. "Este é o cominho correto que a legislação brasileira está seguindo".

Se quer ter uma boa saúde não fume e, para quem fuma, respeite a lei e saia do restaurante respeitando o próximo.



Leia mais sobre o tabagismo


Nenhum comentário: