segunda-feira, 14 de abril de 2008

Um estilo punk de ser

Sebastião Gilson Gomes

Cultura - Engana-se quem pensa que os punks sumiram das noites cariocas. O Circo Voador, na ultima sexta-feira, foi invadido pela galera punk. Havia punks para todos os gostos e todas as idades. Para quem não conhece a cultura punk, era só dár uma passada pelo Circo voador que veriam a mais atual reprodução da cultuara punk: a aparência tosca e agressiva, cabelos que lembravam uma crista de galo, roupas extravagantes e um comportamento agressivo.
Entre os principais elementos culturais punk estão: o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, e também o comportamento (podendo incluir ou não princípios éticos e políticos definidos), expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação.

Movimento - O movimento punk é uma forma mais ou menos organizada e unificada, com o intuito de alcançar objetivos —seja a revolução política ou a preservação e resistência da tradição punk, como forma cultural deliberadamente marginal e alternativa à cultura tradicional. A cultura punk, segundo esta definição, pode então ser entendida como costumes, tradições e ideologias de uma organização ou grupo social.

Subversão - Apesar de atualmente o conceito movimento punk ser a interpretação mais popular de cultura punk, nem todos indivíduos ligados a esta cultura são membros de um grupo ou movimento. O movimento punk e outros adeptos da cultura são responsáveis por constantes conflitos e discussões, às vezes violentos que ocorrem nas ruas e festivais, ou através de meios de comunicação alternativos como revistas, fanzines e fóruns. Talvez a galera punk tivesse deixado para agitar mais no show, porque no lado de fora do Circo Voador o que se via era uma galera muito animada e tranquila, apenas chamano muito a atenção de quem não fazia parte da tribo.

Origem - Originalmente o punk surge por volta de 1975 como uma manifestação cultural juvenil semelhante aos da década de 1950 e 1960: um modismo cujo interesse era a afirmação de uma personalidade ou estilo, não envolvendo intencionalmente questões éticas, políticas ou sociais. Era caracterizado quase que totalmente por um estilo baseado em música, moda e comportamento.

3 comentários:

Anônimo disse...

punks nao sao pessoas do mal so queremos um mundo livre das coisas do mal.

[RF]Evander* disse...

punks nao sao pessoas do mal so queremos um mundo livre das coisas do mal.[2] eu so punk!!

Anônimo disse...

bom no meu ponto de vista os punks são pessoas normais que lutam por apenas justiça não são maus e violentos eu gosto muito de bandas punk queria ter mais conhecimento se pudessem me passar eu agradeço meu msn é evertonwwe@hotmail.com